logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto Monitora Y analisa contaminação em rios da Terra Indígena Yanomami. Resultados até novembro.

COMPARTILHE

Um novo projeto está em andamento para monitorar a qualidade ambiental dos rios na região da Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima. Essa iniciativa, conhecida como Projeto Monitora Y, tem como foco principal analisar a concentração de metais como mercúrio, agrotóxicos e outras substâncias que podem estar presentes nas águas da região.

O estudo teve início em novembro de 2023 e até o momento já foram realizadas três coletas de amostras, sendo duas em março e junho deste ano. Está prevista ainda mais uma coleta para o próximo mês de setembro. O objetivo é obter resultados conclusivos que serão divulgados em novembro deste ano.

O pesquisador Romerio Briglia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), explicou que as novas coletas estão sendo feitas em diversas áreas, incluindo a Terra Indígena Yanomami e outras unidades de conservação federais próximas, como as estações ecológicas Maracá e Niquiá, o Parque Nacional do Viruá e a Floresta Nacional de Roraima. A intenção é ampliar o estudo para abranger mais rios e unidades de conservação fora da TI Yanomami.

O estudo tem como objetivo principal qualificar as informações sobre os impactos do garimpo ilegal na região. Pouco se sabe sobre os efeitos dessas atividades na Terra Indígena Yanomami e nas unidades de conservação adjacentes, por isso a importância desse projeto de monitoramento.

O Projeto Monitora Y é realizado por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A intenção é gerar dados que possam orientar políticas públicas para ajudar a resolver os problemas enfrentados pela comunidade Yanomami.

Recentemente, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) divulgou uma redução no número de alertas de garimpo na TI Yanomami, o que indica um progresso na preservação ambiental da região. Também foram entregues equipamentos de saúde para atender a população indígena, reforçando o compromisso do governo em resolver os problemas enfrentados pelos Yanomami.

Com informações da EBC
Fotos: © Fernando Frazão/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade