logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Projeto do IR enfrentará debate acalorado para aprovar contrapartida, declara Haddad.

COMPARTILHE

O Projeto de Lei que propõe a reforma do Imposto de Renda, enviado pelo Governo ao Congresso Nacional, enfrentará debates intensos para a aprovação da contrapartida exigida, segundo opinou o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista recente.

De acordo com Haddad, a proposta do Governo para a reforma do Imposto de Renda possui alguns pontos positivos, como a diminuição da alíquota para pessoas jurídicas e a taxação de dividendos, o que poderia resultar numa maior justiça fiscal. No entanto, ele ressaltou que a contrapartida exigida pelo Governo para a aprovação do projeto, que inclui a taxação sobre lucros e dividendos acima de R$ 20 mil por mês, pode ser motivo de discordâncias e intensos debates no Congresso.

Haddad apontou que a exigência de contrapartidas por parte do Governo, para garantir a aprovação de projetos, é algo comum na política brasileira, mas que no caso da reforma do Imposto de Renda, isso pode gerar um impasse, já que a medida afetaria diretamente os mais ricos. Ainda segundo o ex-ministro, a taxação sobre lucros e dividendos acima de R$ 20 mil mensais é um passo importante para diminuir a desigualdade social e tributária no país.

O debate em torno do projeto de reforma do Imposto de Renda promete ser intenso no Congresso Nacional, com diferentes setores da sociedade e parlamentares apresentando suas posições e propostas. Para Haddad, é fundamental que haja um amplo diálogo entre os diferentes atores envolvidos, a fim de se chegar a um consenso e aprovar uma reforma que seja justa e equilibrada para todos os brasileiros.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade