logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prévia da Inflação de Abril: Alimentos puxam índice para 0,43%, aponta pesquisa.

COMPARTILHE

A prévia da inflação de abril surpreendeu ao indicar uma alta de 0,43%, sendo impulsionada principalmente pelo aumento nos preços dos alimentos. Essa elevação no índice inflacionário já era esperada devido aos impactos da crise econômica mundial causada pela pandemia de Covid-19.

Os números divulgados demonstram que houve um avanço significativo nos preços dos alimentos, que subiram em média 1,08%. Itens como as carnes, o feijão-carioca e o arroz foram os principais responsáveis por essa alta no setor, refletindo não só a demanda interna aquecida, mas também fatores externos como o aumento do preço das commodities no mercado internacional.

Outros setores que apresentaram variações expressivas na prévia da inflação foram o de transportes, que teve um aumento de 0,71%, e o de habitação, com alta de 0,76%. Esses aumentos também são reflexo da conjuntura econômica atual, que tem enfrentado desafios como a escalada nos preços das commodities, os impactos da política monetária do governo e a alta no preço dos combustíveis.

Por outro lado, alguns setores tiveram variações mais moderadas, como é o caso do grupo de despesas pessoais, que apresentou uma queda de 0,06%. Essa redução pode ser explicada pela menor demanda por serviços pessoais devido às medidas de distanciamento social e restrições de consumo impostas pela pandemia.

Diante desse cenário, o aumento na prévia da inflação de abril reforça a preocupação com a escalada nos preços e seus potenciais impactos na economia como um todo. A expectativa agora é de que o governo adote medidas para conter a alta dos preços e garantir a estabilidade econômica do país.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade