Na noite da última terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas marcaram presença na cerimônia de abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar, evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, fez uma defesa enfática perante as autoridades políticas e líderes empresariais sobre a importância da simplificação do sistema fiscal para a sobrevivência dos pequenos negócios.
Durante o evento, foram discutidos temas cruciais que visam a simplificação do empreendedorismo no Brasil, tais como a reforma tributária, o apoio ao empreendedorismo nas favelas e a integração entre tecnologia e inovação no setor. A presença de figuras importantes como Rosane Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Abrasel, e Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destacaram a relevância do evento para o setor gastronômico.
Paulo Solmucci, em seu discurso, ressaltou a conquista obtida no ano passado com a reforma tributária, que reconheceu a essencialidade de bares e restaurantes na Constituição. Ele enfatizou a necessidade de acabar com a guerra fiscal e implementar uma alíquota justa para o setor, garantindo um retorno de capital mais equitativo e sustentável para os negócios, que enfrentam dificuldades financeiras e alta taxa de mortalidade empresarial.
Além disso, Solmucci abordou as iniciativas da Abrasel nas comunidades, com a criação de núcleos da associação nas favelas, visando não apenas se relacionar, mas ser uma parte ativa no desenvolvimento e apoio aos empreendedores locais. O evento também contou com a presença de autoridades como Rodrigo Goulart, vereador da cidade de São Paulo, e Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae São Paulo, que ressaltaram a importância da colaboração entre a gestão pública e o setor privado para o desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas.
A Semana de Alimentação Fora do Lar, que segue até o dia 14 de junho em São Paulo, é realizada simultaneamente com a Fispal Food Service, a maior feira de foodservice da América Latina. O evento conta com patrocínio de empresas como Alelo, Ambev, Coca-Cola, entre outras, e apoio de entidades como Fispal e Unecs, consolidando-se como um espaço fundamental para a discussão e promoção do setor gastronômico no país.
Com informações e fotos da Abrasel/BR