Com a chegada das festas de fim de ano, os bares e restaurantes em todo o Brasil se preparam para um dos períodos mais lucrativos do setor. De acordo com um levantamento da Abrasel, é esperado um aumento de cerca de 20% no faturamento dos estabelecimentos em dezembro, em comparação a um mês normal.
Um estudo realizado pela entidade também revelou que 78% dos empresários esperam um aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Os pagamentos do 13º salário e o maior fluxo de clientes, impulsionados pelas férias escolares e confraternizações, são os principais fatores por trás desse otimismo.
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, ressaltou que este período representa uma oportunidade crucial para muitos negócios. Para ele, é uma época em que, mesmo que 62% dos bares e restaurantes ainda operem sem lucro, há uma chance de reequilibrar as finanças e reduzir os prejuízos acumulados. Ele enfatizou a importância do esforço conjunto de empresários e equipes para alcançar resultados positivos.
Para lidar com o aumento na demanda, 40% dos empreendedores planejam reforçar suas equipes em dezembro, conforme indicado pela pesquisa da Abrasel. Gustavo Duarte, proprietário do restaurante Coco Bambu Beira Mar em Fortaleza (CE), destacou a importância de contratar novos funcionários e investir em treinamentos para garantir um atendimento de qualidade mesmo com a casa cheia.
Além das contratações, os preparativos incluem promoções temáticas, cardápios exclusivos e decoração especial para proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes. O restaurante Detroit Steakhouse, em Cuiabá (MT), está apostando em buffet especial de Natal com a presença do Papai Noel e um sistema all inclusive para o réveillon.
As ações planejadas visam não apenas aumentar o faturamento durante as festas, mas também criar laços com os consumidores, incentivando sua fidelização para além dos períodos sazonais. A preocupação dos empresários do setor é construir uma base de clientes sólida, capaz de sustentar o negócio mesmo fora das datas comemorativas. A estratégia de fidelização é vista como uma forma de garantir estabilidade e lucratividade a longo prazo, reduzindo a dependência de picos sazonais.
Com informações e fotos da Abrasel/BR