O Procon de São Paulo realizou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (07) que analisou os preços de produtos e serviços com grande demanda devido ao Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo. A pesquisa sugeriu que os consumidores devem estar atentos e pesquisar para garantir que estão pagando um valor justo ao comprar um presente ou escolher um local para o almoço em família. Pela primeira vez, o Procon comparou os preços dos almoços pelo sistema de rodízio nas churrascarias paulistanas e descobriu que os preços variaram até 450%.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho e o Procon estabeleceu três categorias para a pesquisa: produtos eletrônicos, perfumes masculinos e churrascarias. No caso dos produtos eletrônicos, foram comparados 46 itens, como smartphones, notebooks e smartwatches, vendidos em diferentes lojas como Carrefour, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio e Amazon. As diferenças de preços encontradas foram de 32,58% para smartphones e 41,15% para notebooks, sendo a maior diferença de 92,68% para smartwatches.
Em relação aos perfumes, a pesquisa comparou 23 itens de diferentes marcas em sites como Beleza na Web, Época Cosméticos, Lojas Renner, Sephora e Zattini. A maior diferença de preço encontrada foi de 83,41% para o perfume da marca Calvin Klein, Ck In2U Masculino Eau de Toilette, de 100 ml.
Além disso, o Procon incluiu os preços dos rodízios de churrascarias na pesquisa, já que muitas famílias paulistanas optam por esse tipo de estabelecimento para comemorar o Dia dos Pais. Foram analisadas 50 churrascarias nas cinco regiões da capital e a variação de preços aos domingos chegou a 450%. Na zona sul, por exemplo, foi identificado o maior preço por pessoa, de R$ 220, enquanto em outra churrascaria da mesma região o preço era de R$ 40,00.
Diante dessas variações significativas de preços, o Procon recomenda que os consumidores pesquisem em lojas virtuais para comparar características e preços dos produtos, estejam atentos às taxas de juros na compra parcelada, verifiquem as informações do perfume em português, exijam a nota fiscal e saibam que a gorjeta em restaurantes não é obrigatória. Além disso, os estabelecimentos não podem cobrar taxas extras por desperdício de alimentos. É importante estar atento e buscar o melhor custo-benefício na hora de presentear ou fazer um almoço especial no Dia dos Pais.
Com informações da EBC
Fotos: © Antônio Cruz/Arquivo/Agência Brasil / EBC