logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Porto Alegre retoma abastecimento de água, mas áreas periféricas enfrentam dificuldades no acesso.

COMPARTILHE

Porto Alegre enfrentou recentemente um problema sério em relação ao abastecimento de água. No entanto, de acordo com informações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a situação está sendo normalizada aos poucos. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilha da Pintada retomou suas atividades no último sábado (8), após a limpeza e substituição de equipamentos necessários devido à baixa do rio Guaíba, que causou transtornos.

Apesar da retomada, as áreas mais afastadas da rede de distribuição ainda devem enfrentar dificuldades. A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas só voltou a operar no período da tarde, com previsão de normalização do abastecimento na madrugada seguinte. A distribuição agora seguirá para os moradores das ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros.

Segundo o Dmae, é possível que sejam identificadas vazamentos na rede, o que pode causar impactos nos próximos dias. Em maio, a ETA Ilha da Pintada foi desligada devido a alagamentos causados por fortes chuvas na região, afetando o abastecimento das ilhas da Pintada, do Pavão, das Flores e dos Marinheiros.

A população dessas áreas tem enfrentado desafios constantes devido às enchentes no Rio Grande do Sul, que resultaram em tristes óbitos. Apesar da preocupação contínua dos moradores, a retomada do tratamento e abastecimento de água traz um alívio para a situação vivenciada nas últimas semanas.

Dessa forma, a cidade de Porto Alegre segue em um processo gradativo de normalização do abastecimento de água, buscando atender a todos os moradores afetados pela recente crise hídrica. A conscientização sobre o uso responsável desse recurso tão essencial é fundamental para evitar novos problemas no futuro.

Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA