logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Porto Alegre retoma abastecimento de água após enchentes e dificuldades persistem

COMPARTILHE

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou a retomada do abastecimento de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilha da Pintada, localizada em Porto Alegre. Após a baixa do rio Guaíba, os trabalhos de limpeza, recuperação e substituição de equipamentos foram concluídos no início da semana passada, possibilitando o restabelecimento do sistema.

No entanto, a normalização do abastecimento está sendo feita de forma gradual, o que pode acarretar em atrasos para as áreas mais distantes da rede. A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas, responsável pela distribuição da água, só voltou a operar no período da tarde, com previsão de regularização total durante a madrugada seguinte.

Os moradores das ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros serão os próximos beneficiados com a chegada da água. No entanto, o Dmae alerta para a possibilidade de vazamentos em alguns pontos da rede, o que pode impactar na normalização do sistema nos próximos dias. A ETA Ilha da Pintada, desligada no início de maio devido a uma enchente que a alagou, é responsável por abastecer as ilhas citadas.

O cenário das chuvas no Rio Grande do Sul tem sido preocupante, com inúmeras ocorrências de enchentes e inundações. A população local tem sofrido com os impactos desse fenômeno natural, que resultou em tragédias e prejuízos materiais. A queda do nível do rio Guaíba traz um alívio momentâneo, porém a atenção e os cuidados devem permanecer para evitar novos desastres. A retomada do abastecimento de água é um passo importante nesse sentido.

Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA