O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgado nesta sexta-feira (6) indicou que os pilotos da Voepass conversaram sobre um problema no sistema de proteção contra gelo nas asas da aeronave. De acordo com a análise do áudio do gravador de voz da cabine, foi identificado que houve uma falha no “de-icing”, sistema responsável por evitar a formação e acúmulo de gelo nas asas.
Além disso, os dados obtidos pelo gravador de dados do avião revelaram que o sistema “airframe de-icing”, que serve para prevenir a acumulação de gelo nas asas, foi ligado e desligado várias vezes durante o voo. Ainda não é possível determinar se essa ação foi realizada pela tripulação ou se ocorreu devido a uma falha no sistema.
Durante a análise do áudio, o co-piloto mencionou em uma das gravações que havia “bastante gelo” presente. O investigador-encarregado da Comissão de Investigação, tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, ressaltou que a queda da aeronave, que resultou na morte das 62 pessoas a bordo, incluindo tripulantes e passageiros, ocorreu devido às condições meteorológicas desfavoráveis, com formação de gelo severo.
Apesar da aeronave estar em condições de voar e da tripulação possuir experiência em voos sob condições climáticas adversas, não houve declaração de emergência durante o voo. As informações meteorológicas disponíveis antes da decolagem indicavam a possibilidade de formação de gelo severo na rota, mas a tripulação não reportou nenhuma condição adversa aos órgãos de controle do espaço aéreo.
A investigação conduzida pelo Cenipa será dividida em três áreas principais: fator humano, para avaliar o desempenho da tripulação diante da situação; fator material, para investigar a condição de aeronavegabilidade, com foco nos sistemas anti-gelamento, de-gelo e de proteção contra a perda de sustentação da aeronave; e fator operacional, para analisar os elementos relacionados ao ambiente operacional que podem ter contribuído para o acidente.
O relatório final da investigação será concluído considerando os diversos fatores que podem ter contribuído para o acidente, com o objetivo de elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica. A aeronave envolvida no acidente era do modelo ATR 72, realizando o voo 2283 de Cascavel (PR) para o Aeroporto de Guarulhos, e a perda de contato com o radar ocorreu às 13h21, seguida da colisão com o solo às 13h22.
A busca por culpados ou responsáveis não faz parte do escopo da investigação do Cenipa, que tem como finalidade identificar os possíveis fatores contribuintes que culminaram no acidente da Voepass em Vinhedo (SP) e promover melhorias na segurança da aviação. O relatório final será elaborado com base nos dados coletados e nas análises realizadas, visando evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.
Com informações da EBC
Fotos: © Secretária de Segurança de São Paulo/Divulgação / EBC