logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

PF inicia Operação Cygnus para combater tráfico internacional de animais silvestres: conheça detalhes da ação

COMPARTILHE

A Polícia Federal (PF) deu início à Operação Cygnus nesta terça-feira (9) com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres. O foco da investigação está em um grupo localizado em Santa Catarina que estaria envolvido no tráfico ilegal de animais entre Brasil, Argentina e Uruguai.

As investigações tiveram início no ano de 2022 e resultaram na identificação de uma estrutura organizada, composta por traficantes de animais, apoio logístico, intermediadores e compradores espalhados pelo sul e sudeste do Brasil, além da região fronteiriça. Como parte da operação, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão, sendo um em Florianópolis e outro em Rodeio, e seis mandados de busca e apreensão, distribuídos entre Florianópolis, Angelina, Rodeio e Jaraguá do Sul.

De acordo com informações da PF, os traficantes utilizavam veículos alugados para realizar o transporte dos animais, o que dificultava as ações de fiscalização e investigação. Um dos suspeitos já havia sido abordado em diversas ocasiões em rodovias do sul do Brasil, resultando na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência.

Os envolvidos nesta organização criminosa poderão responder por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e por participação em atividades relacionadas ao tráfico de animais. A 1ª Vara Federal de Florianópolis expediu os mandados e determinou também o sequestro de veículos utilizados no transporte ilegal.

A Polícia Federal ressaltou a importância da operação Cygnus para o combate a esse tipo de crime ambiental, visando a preservação da fauna silvestre e a aplicação da lei para coibir práticas ilegais que afetam a natureza. A ação reafirma o compromisso da PF em fiscalizar e reprimir o tráfico de animais, atuando de forma estratégica para desmantelar organizações criminosas que atuam nesse ramo.

Com informações da EBC
Fotos: © Polícia Federal/BA / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade