logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Pesquisadores brasileiros desenvolvem primeira caneta de adrenalina para tratar alergias graves

COMPARTILHE

Pesquisadores brasileiros apresentaram recentemente a primeira caneta de adrenalina desenvolvida no país para o tratamento de casos de alergias graves. O dispositivo, que pode salvar vidas em situações de emergência, foi resultado de um trabalho conjunto entre o Instituto Butantan e a startup Matera.

A alergia grave, conhecida como anafilaxia, é uma reação do sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo, como alimentos, medicamentos, picadas de insetos e alguns materiais. Essa reação pode causar sintomas como inchaço, falta de ar, pressão baixa e até mesmo levar à morte em poucos minutos se não for tratada rapidamente. Por isso, a presença de uma caneta de adrenalina é fundamental para estabilizar o paciente até a chegada ao hospital.

A caneta de adrenalina brasileira é uma inovação que promete facilitar o acesso ao tratamento nas situações de emergência. Além disso, o dispositivo foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades da população brasileira, levando em consideração questões como custo e facilidade de uso.

A parceria entre o Instituto Butantan e a startup Matera possibilitou a criação desse produto pioneiro no Brasil, que também deve contribuir para a redução de gastos com importações de canetas de adrenalina. A expectativa é de que a produção nacional do dispositivo ajude a torná-lo mais acessível a um maior número de pessoas que sofrem com alergias graves.

Portanto, a criação da primeira caneta de adrenalina brasileira representa um avanço significativo no tratamento de casos de anafilaxia no país. Com essa inovação, os pesquisadores demonstram mais uma vez a capacidade e o potencial da ciência brasileira para atender às necessidades da população e melhorar a qualidade de vida dos pacientes alérgicos.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade