Paraná Avança em Infraestrutura Rodoviária com Novos Investimentos
O estado do Paraná se destaca atualmente como o maior polo de infraestrutura rodoviária da América Latina, com seis lotes em processo de concessão que totalizam cerca de R$ 100 bilhões em investimentos programados. Desde o início de 2023, o governo estadual tem promovido leilões de trechos estratégicos do Sistema Integrado de Rodovias, incluindo o Corredor Norte. Nos próximos meses, será realizada a oferta dos Lotes 4 e 5, com a intenção de transformar a malha rodoviária e assegurar que as obras previstas sejam efetivamente concluídas, beneficiando a população local.
Recentemente, um representante do governo esteve no Paraná para verificar o andamento das obras sob a responsabilidade da concessionária PRVias. Este acompanhamento demonstra a determinação em garantir que os investimentos se convertam em melhorias palpáveis no sistema rodoviário, que incluem não apenas segurança nas estradas, mas também a inclusão de infraestrutura digital, como conectividade 4G, e serviços médicos e mecânicos.
No plano de investimentos, destaca-se a melhoria na Serra do Cadeado, onde foram executados 44 quilômetros de obras de drenagem, além da construção de 750 metros de barreiras de concreto para evitar acidentes. Foram implantadas também 1.243 placas de sinalização e retirados cerca de 2 mil pneus do Rio Ronda, que passou por desassoreamento e regularização da calha.
Na área urbana de Ponta Grossa, diversas intervenções foram realizadas, como sinalização horizontal e vertical, drenagem e instalação de barreiras do tipo New Jersey, que são projetadas para aumentar a estabilidade e resistir a impactos. Já na BR-376/PR, que conecta as cidades de Santa Paula, Santa Terezinha e Santa Maria, e na PR-445, foram feitos serviços de drenagem, coleta de lixo e sinalização.
O Lote 3, que abrange as regiões de Londrina e Ponta Grossa, destaca-se como uma rota crucial para o escoamento de cargas, especialmente agrícolas, em direção ao Porto de Paranaguá, um dos maiores exportadores de soja do Brasil. A modernização dessa rodovia não só facilita o tráfego, mas também promove uma integração logística vital com os estados vizinhos.
Sobre os investimentos, a concessão das rodovias que compõem o Lote 3 permitirá que a PRVias aplique R$ 16 bilhões ao longo do contrato de 30 anos. Melhorias previstas incluem contornos viários em Apucarana, Califórnia e Ponta Grossa, visando otimizar o fluxo de trânsito e aliviar áreas urbanas congestionadas.
A transformação da infraestrutura rodoviária no Paraná visa não apenas melhorias no transporte, mas também o estímulo ao crescimento econômico da região, impulsionando o agronegócio e, consequentemente, a qualidade de vida da população local.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes