logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Número de Usuários de Drogas Aumenta 20% em 10 Anos, Aponta Relatório da ONU

COMPARTILHE

Nos últimos 10 anos, o uso de drogas em todo o mundo aumentou significativamente, de acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa revelou que mais de 292 milhões de pessoas usaram alguma substância psicoativa em 2022, representando um aumento de cerca de 20% em relação à década anterior. Essa tendência preocupante está relacionada ao surgimento de novos opioides sintéticos e ao aumento da demanda por drogas em geral.

Um dos principais pontos destacados no relatório é o aumento dos transtornos associados ao consumo de drogas, afetando aproximadamente 64 milhões de pessoas globalmente. No entanto, apenas uma em cada 11 pessoas recebeu tratamento adequado para esses transtornos, demonstrando uma lacuna significativa na assistência à saúde mental nessa área. De forma alarmante, as mulheres são ainda mais negligenciadas, com apenas uma em cada 18 recebendo tratamento, em comparação com um em cada sete homens.

Além disso, as atividades ilícitas relacionadas à produção e distribuição de drogas têm causado impactos ambientais devastadores, incluindo desmatamento, descarte inadequado de resíduos tóxicos e contaminação química. Estima-se que tenham sido produzidas aproximadamente 2.757 toneladas de cocaína pura em 2022, representando um aumento de 20% em comparação ao ano anterior.

A cannabis continua sendo a droga mais consumida em todo o mundo, com países como Canadá, Uruguai e partes dos Estados Unidos legalizando sua comercialização e consumo, o que tem levado a um aumento do uso prejudicial e à diversificação de produtos derivados. Além disso, o relatório ressalta a preocupação com os opioides, anfetaminas, cocaína e ecstasy, bem como o surgimento dos nitazenos, opioides sintéticos ainda mais potentes que o fentanil e responsáveis por um aumento das mortes por overdose.

Embora haja um crescente interesse no uso terapêutico de substâncias psicoativas, as diretrizes científicas para seu uso médico ainda não foram estabelecidas. O relatório destaca a necessidade de mais pesquisas clínicas e tratamentos eficazes para lidar com os transtornos associados ao consumo de drogas. A íntegra do documento está disponível no site do Escritório Sobre Drogas e Crimes da ONU (UNODC) para aqueles interessados em explorar mais a fundo os dados e análises apresentados.

Com informações da EBC
Fotos: © Paulo Pinto/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade