No Brasil, o setor de alimentação fora do lar tem se destacado como uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, empregando atualmente 4,79 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados pelo IBGE. Um estudo realizado pela FGV em parceria com a Abrasel traçou o perfil desses trabalhadores e revelou algumas tendências interessantes.
O levantamento apontou que 57% das contratações formais em 2024 foram de jovens entre 18 e 24 anos, enquanto a idade média dos trabalhadores do setor é de 34 anos. Além disso, houve um aumento significativo de trabalhadores com mais de 40 anos atuando nesse segmento, com um crescimento de 55% no número de contratações nessa faixa etária em relação ao ano anterior.
No que diz respeito à diversidade de gênero, as mulheres representam 49% da mão de obra nos bares e restaurantes, sendo maioria no mercado formal, com uma representatividade de 55%. Já em relação à diversidade étnica, os pretos e pardos tiveram um aumento na presença no setor, passando de 58% em 2017 para 63% em 2024. Além disso, a média de escolaridade desses trabalhadores também cresceu, indo de 10,2 para 10,7 anos de estudo.
Apesar dos avanços na inclusão de diferentes perfis no mercado de trabalho, a taxa de informalidade no setor ainda preocupa a Abrasel, que aponta que 41% dos trabalhadores são informais. Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da entidade, é fundamental enfrentar esse desafio estrutural, propondo a desoneração da folha de pagamentos como uma medida importante.
O segmento de alimentação fora do lar continua sendo uma porta de entrada significativa para milhões de brasileiros no mercado de trabalho, proporcionando inclusão de jovens, diversidade de gênero e étnica, bem como contribuindo para o crescimento educacional dos trabalhadores. Medidas como a desoneração da folha de pagamentos e o fortalecimento do trabalho intermitente podem ser essenciais para melhorar as condições de trabalho nesse setor e reduzir a informalidade.
Com informações e fotos da Abrasel/BR