O lançamento do aplicativo CNH do Brasil representa um marco significativo na digitalização do processo de habilitação de condutores no país. Desde a sua implementação, no dia 9 de outubro, o aplicativo já conquistou mais de 12,7 milhões de usuários, o que equivale a cerca de 5% da população brasileira. Essa nova plataforma está acessível em todas as unidades da Federação, evidenciando o alcance da inovação.
Uma das funcionalidades mais populares do aplicativo tem sido o curso de formação para condutores. Para facilitar o aprendizado, o conteúdo é disponibilizado em diversos formatos, incluindo textos, áudios e vídeos, atendendo assim a diferentes estilos de aprendizagem. Até o dia 12 de outubro, quase 555 mil pessoas iniciaram as aulas, e cerca de 150 mil já concluíram a capacitação, prosseguindo assim para as próximas etapas do processo de habilitação.
Adicionalmente, o aplicativo também oferece um curso para instrutores autônomos, com mais de 30 mil pessoas já se preparando para atuar neste novo cenário. Uma das grandes inovações trazidas pela atualização das normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi a flexibilização das exigências para esses profissionais. Agora, instrutores podem atuar de maneira independente, sem a necessidade de vínculo com autoescolas, o que amplia as oportunidades no mercado.
Após serem aprovados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), esses instrutores podem oferecer seus serviços por meio de diversos canais, como redes sociais e aplicativos. No entanto, é essencial que os usuários verifiquem a regularidade dos instrutores antes de iniciar as aulas. Para isso, o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponibiliza informações sobre a situação cadastral dos profissionais, garantindo maior segurança aos futuros condutores.
Até o momento, 18.663 pessoas estão certificadas e aptas a avançar nas etapas de autorização para se tornarem instrutores. Com essa transformadora abordagem digital, a expectativa é que mais pessoas possam acessar e completar o processo de habilitação de forma mais eficiente e prática.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes












