No último dia 15, aconteceu no Rio de Janeiro o VI Seminário de Inovações e Ferramentas para a Recuperação da Arrecadação e Receitas Alternativas, conhecido como Sifra 2025. O evento reuniu especialistas, gestores e investidores para discutir importantes avanços regulatórios na área de concessões rodoviárias e as perspectivas para o setor, com um foco particular no uso de novas tecnologias.
Um dos principais tópicos abordados foi o sistema de cobrança de pedágio free flow. Este modelo permite que a tarifa seja paga de forma automática, sem a necessidade de paradas nas praças de pedágio, o que contribui para a fluidez do tráfego. A implementação deste sistema já ocorre em alguns estados, resultando em uma significativa redução dos custos operacionais. Essa modernização é benéfica tanto para motoristas quanto para trabalhadores que utilizam as rodovias, pois permite que os usuários paguem apenas pelo trecho percorrido.
Além disso, o novo sistema possibilita o acesso a informações sobre o transporte rodoviário de maneira eletrônica. As câmeras ao longo das estradas coletam dados que serão compartilhados com as concessionárias. Essa utilização de tecnologia promete aprimorar o Plano Nacional de Logística (PNL), tornando-o mais preciso, ao passo que anteriormente se utilizavam dados brutos de notas fiscais eletrônicas, que carecem de informações detalhadas sobre peso, origem e destino das mercadorias.
Outro ponto importante discutido foi a utilização dos dados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para melhorar a identificação de veículos, especialmente em casos de furto. Essa identificação mais ágil terá um impacto positivo na segurança pública, facilitando o monitoramento nas principais entradas e saídas urbanas.
O sistema free flow não se limita somente à cobrança de pedágios, mas também pode trazer benefícios nas áreas de segurança patrimonial e de carga, além de criar novas oportunidades de receitas alternativas para os operadores das rodovias. Embora essa prática ainda não esteja amplamente implementada em todas as concessões, a agenda de modernização prevê que, em até cinco anos, todos os sistemas rodoviários no Brasil transitem para esse modelo inovador.
Na mesma manhã do evento, foi realizado um debate sobre novos modelos contratuais em concessões rodoviárias, com enfoque em soluções consensuais validadas por órgãos de fiscalização. Um exemplo destacado foi o leilão da Rodovia Fernão Dias (BR-381/MG/SP), agendado para 11 de dezembro, que permitirá a entrada de novos operadores privados e prevê investimentos superiores a R$ 15 bilhões ao longo do contrato, que será válido até 2040. Este leilão marca mais um passo na remodelação de contratos de concessão, visando aumentar a eficiência e os serviços disponíveis para os usuários.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes