logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Novas Regras da CNH: 16 Detrans Estaduais Implementam Mudanças para Simplificar Habilitação no Brasil

COMPARTILHE

Em um esforço colaborativo entre as esferas regionais e federais, 16 Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) já implementaram as novas diretrizes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), visando facilitar e agilizar o processo de obtenção do documento. Essa atualização normativa representa um avanço significativo na forma como os cidadãos podem se habilitar, reduzindo a burocracia e os custos associados.

O Detran de São Paulo, reconhecido por sua inovação, foi o primeiro no país a adotar o novo exame teórico, ajustando-se rapidamente às novas diretrizes. Para proporcionar clareza à população, o órgão criou uma página dedicada em seu site, onde disponibiliza um guia passo a passo sobre o processo, um cronograma de implementação das novidades e informações pertinentes de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 1.020/2025. Essa iniciativa tem como objetivo garantir que os cidadãos tenham acesso a informações transparentes, promovendo maior segurança em um período de transição.

Além disso, um progresso significativo na área foi o rápido credenciamento de instrutores autônomos no estado, que agora pode ser feito através de um sistema específico, facilitando ainda mais os cursos de preparação para os futuros condutores.

No Rio Grande do Sul, o processo de adaptação está em fase final, com concluí-las previstas para janeiro. O estado já começa a atender a população com o novo modelo. Por sua vez, o Amapá também passa por uma série de ajustes operacionais e sistêmicos para alinhar suas práticas às novas exigências.

As atualizações no Detran do Amapá estão sendo realizadas de maneira planejada e gradual. A Diretoria de Tecnologia, em constante interação com a Secretaria Nacional de Trânsito, tem implantado melhorias importantes no sistema, buscando sempre aprimorar a experiência do cidadão.

Um dado interessante a ser destacado é o acessso à plataforma da CNH do Brasil, que já contabiliza 22 milhões de visitas. Mais de 1,6 milhão de cidadãos já está matriculado no curso teórico online gratuito, o que representa uma possibilidade real de aumento no número de motoristas habilitados no país. Essa evolução no processo de habilitação destaca a intenção de facilitar o acesso e promover uma maior inclusão social no trânsito.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade