logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Nise da Silveira: a psiquiatra rebelde que revolucionou o tratamento mental há 120 anos

COMPARTILHE

Há exatos 120 anos, no dia 15 de fevereiro de 1905, nascia Nise da Silveira, uma renomada psiquiatra que revolucionou a forma como a loucura era tratada no Brasil. Nascida no município de Maceió, em Alagoas, Nise foi uma verdadeira rebelde em sua área de atuação, desafiando os padrões e conceitos pré-estabelecidos sobre doenças mentais.

Formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nise da Silveira dedicou grande parte de sua carreira ao estudo e tratamento de pacientes psiquiátricos. Sua abordagem diferenciada chamava a atenção, pois ela buscava compreender e respeitar a singularidade de cada pessoa, enxergando além dos rótulos e diagnósticos comuns na época.

Foi através de seu trabalho no Hospital Pedro II, no Rio de Janeiro, que Nise da Silveira pôde colocar em prática suas ideias inovadoras. Ela acreditava no potencial terapêutico das expressões artísticas, incentivando seus pacientes a pintar e desenhar como forma de expressão e autoconhecimento. Essa abordagem, até então incomum, trouxe resultados surpreendentes e transformou a vida de muitos internos.

Além de seu trabalho clínico, Nise também foi uma importante pesquisadora e escritora, tendo publicado diversos livros e artigos sobre psiquiatria e arte. Sua contribuição para a área da saúde mental foi reconhecida nacional e internacionalmente, sendo premiada e homenageada ao longo de sua carreira.

Nise da Silveira faleceu em 1999, deixando um legado importante para a psiquiatria brasileira. Sua coragem, determinação e visão humanizada continuam inspirando profissionais da saúde e artistas até os dias de hoje. Seu trabalho nos lembra da importância de enxergar além das aparências e valorizar a singularidade de cada ser humano.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade