As mulheres são maioria entre os inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) que será realizado neste domingo, em todo o Brasil, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Fundação Cesgranrio. Somando um total de 2.114.128 inscritos, dos participantes, 1.118.404 são do sexo feminino, enquanto 925.741 são do sexo masculino. Vale ressaltar que a declaração de gênero não era obrigatória no ato de inscrição, o que pode ter influenciado na quantidade de informações preenchidas.
Além disso, dos mais de 2 milhões de inscritos, 415.496 candidatos se declararam negros, entre pardos e pretos, 43.926 afirmaram ser pessoas com deficiência (PCD) e 10.394 se declararam indígenas. É importante destacar que o MGI estabeleceu que 30% das vagas para as especialidades dos cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) são reservadas a candidatos indígenas, distribuídas em todos os blocos temáticos do concurso.
No momento da inscrição, os indígenas puderam optar pelas vagas de concorrência geral ou pelas vagas reservadas a esse público, com a exigência de apresentação de documentação comprobatória da etnia do candidato. O CNPU também reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, totalizando 54.219 candidatos que receberão atendimento especial durante a aplicação das provas.
O processo seletivo do CNPU é dividido em oito blocos temáticos para potencializar as aptidões de cada candidato, totalizando 2.114.128 inscritos. O concurso, que já é considerado o “Enem dos Concursos” devido à quantidade de candidatos, conta com a participação de 21 órgãos federais e oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior para diversas áreas.
Com previsão de divulgação dos resultados finais para 21 de novembro, os aprovados poderão começar a ser convocados para posse e ingresso nos cursos de formação específicos a partir de janeiro de 2025. Os salários iniciais variam de R$ 3.741,84 até R$ 22,9 mil, dependendo do cargo e do bloco temático. Este concurso representa uma grande oportunidade para milhares de brasileiros ingressarem no serviço público, garantindo estabilidade financeira e profissional para suas carreiras.
Com informações da EBC
Fotos: © Arte/EBC / EBC