logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

MPF solicita tombamento prioritário de quartel que abrigou DOI-CODI durante regime militar.

COMPARTILHE

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou prioridade no processo de tombamento do antigo quartel onde funcionava o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) durante a ditadura militar no Brasil. O pedido foi feito como forma de preservar a memória das vítimas que foram torturadas e mortas no local entre os anos de 1960 e 1980.

O quartel, localizado na zona oeste de São Paulo, é considerado um símbolo da repressão durante o regime militar. Ao longo dos anos, diversas denúncias de violações aos direitos humanos foram relatadas por ex-presos políticos que passaram pelo DOI-Codi. Muitos deles foram torturados e diversos desaparecimentos foram registrados neste local.

O MPF destacou a importância de preservar o local como forma de garantir que as novas gerações possam conhecer a história do Brasil e os horrores vivenciados durante a ditadura. Além disso, o tombamento do antigo quartel servirá como um lembrete da importância da defesa dos direitos humanos e da democracia.

A solicitação de prioridade no processo de tombamento foi feita após um trabalho de investigação que identificou a relevância histórica do local. O MPF ressaltou a necessidade de proteger e valorizar a memória das vítimas que sofreram as atrocidades cometidas no DOI-Codi, como forma de reconhecimento e reparação.

Diversas entidades e movimentos sociais têm apoiado a iniciativa do MPF, destacando a importância de preservar a memória das violações ocorridas durante a ditadura militar. O tombamento do antigo quartel é visto como uma forma de garantir que a história não seja apagada e que as futuras gerações possam aprender com os erros do passado.

Portanto, a solicitação de prioridade no processo de tombamento do antigo quartel do DOI-Codi representa um passo importante na preservação da memória das vítimas da ditadura militar no Brasil e na defesa dos direitos humanos e da democracia.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade