logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro Paulo Pimenta anuncia Auxílio Reconstrução para 34 mil famílias atingidas por chuvas no RS.

COMPARTILHE

O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, divulgou nesta terça-feira (28) que um total de 34.196 famílias gaúchas que foram impactadas pelas chuvas no estado serão beneficiadas com o Auxílio Reconstrução. Esse auxílio consiste no pagamento de R$ 5.100 para cada família no primeiro lote de pagamento, que será realizado ainda nesta semana.

Essas famílias foram cadastradas pelas prefeituras no sistema do governo federal e tiveram suas informações validadas por um integrante da família. Segundo Paulo Pimenta, a lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa Econômica Federal, que será responsável por efetuar o pagamento do benefício. O ministro garantiu que assim que as informações forem validadas, o dinheiro estará disponível na conta em um prazo máximo de 48 horas.

O objetivo do governo é disponibilizar duas listas de famílias autorizadas para receber o auxílio por semana. Desde o dia 20 de maio até a manhã de segunda-feira (27), um total de 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução. Desses, 44.592 tiveram o pagamento autorizado após a checagem dos cadastros enviados.

A Prefeitura de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, teve 42.572 pagamentos autorizados, enquanto a Prefeitura de Porto Alegre cadastrou 24.516 famílias na terça-feira.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que as prefeituras podem enviar os dados das famílias afetadas conforme forem formando suas listas, alimentando assim o sistema de forma gradual.

Para que o benefício seja liberado, é necessário seguir três fases: o envio de dados pelas prefeituras, a confirmação do cadastro pelas famílias e o pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, que identificará se os beneficiários já possuem conta no banco. Em caso negativo, o banco abrirá automaticamente uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio, que poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade