O Ministério da Saúde anunciou o encerramento das atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE), que ficou ativo por 142 dias desde sua instalação em fevereiro de 2024. A decisão de finalizar as operações do COE foi tomada após a superação da situação emergencial causada pela explosão de casos de dengue no país. O objetivo do centro era promover uma resposta coordenada, integrando as ações do Ministério da Saúde com as dos estados para combater a propagação da doença.
Mesmo com o encerramento do COE, o Ministério da Saúde afirmou que manterá uma vigilância intensiva das arboviroses e trabalhará no planejamento estratégico para prevenir novas epidemias no Brasil. Dentre as principais ações realizadas durante os 142 dias de funcionamento do COE, destacam-se as visitas técnicas em diversos estados, o apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em territórios específicos e a investigação epidemiológica em municípios com casos de febre Oropouche.
Com o término das atividades do COE, o Ministério da Saúde reativou a Sala Nacional de Arboviroses, que permanecerá ativa para acompanhamento e enfrentamento de casos de dengue, chikungunya, zika e febre Oropouche. Além disso, a pasta está trabalhando na construção do Plano de Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses para os anos de 2024 e 2025, que inclui ações de vigilância em saúde, manejo clínico, organização dos serviços de saúde, controle vetorial, financiamento de pesquisas, comunicação e mobilização social.
O Brasil enfrenta desafios significativos no combate às arboviroses devido a mudanças climáticas e à extensão territorial e demográfica do país, o que coloca o Brasil em uma posição desfavorável em números absolutos. No entanto, estudos da Organização Mundial da Saúde indicam que, proporcionalmente, outros países apresentaram aumentos maiores no número de casos suspeitos de dengue. Este cenário reforça a importância de ações integradas e estratégias de longo prazo para o controle dessas doenças no país.
Com informações da EBC
Fotos: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil / EBC