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Ministério da Agricultura Debate Logística Sustentável com Sociedade em Encontro sobre PNL 2050

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Com o intuito de traçar diretrizes para o setor de infraestrutura de transportes até o ano de 2050, o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050 deu mais um passo importante nesta sexta-feira, ao promover um debate focado na relevância da participação da sociedade e na consciência ambiental no processo de planejamento.

A subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes destacou a necessidade de implementar objetivos de sustentabilidade que buscam aumentar a resiliência climática da infraestrutura. Segundo ela, o propósito é preparar melhor a rede de transporte para enfrentar eventos extremos, que estão se tornando cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas.

O encontro contou com a presença de representantes da sociedade civil, acadêmicos e órgãos governamentais, que contribuíram com a discussão sobre indicadores, métodos e propostas para integrar aspectos socioambientais e econômicos na escolha de corredores logísticos. O PNL visa identificar as infraestruturas que devem ser melhoradas ou implementadas até 2050 para atender à crescente demanda do país, tanto no que diz respeito ao transporte de cargas quanto de passageiros.

A elaboração do plano tem sido amplamente discutida em diversas cidades, como Brasília, São Paulo e Curitiba, e na próxima semana o debate se extenderá a Porto Alegre. A meta é que, até o final do ano, o plano tenha sido debatido em dez capitais brasileiras, proporcionando um espaço para que a sociedade se faça ouvir e influencie as decisões.

Essa abordagem participativa é essencial, conforme ressaltado por especialistas presentes no encontro. Marcelo Vidal, diretor da área de Governo Aberto e Transparência, mencionou a importância de um processo que abra espaço para a participação da sociedade nas decisões relacionadas à infraestrutura. Já André Luís Ferreira, diretor-executivo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), destacou que integrar as questões socioambientais desde o início do planejamento é um avanço significativo, pois evita problemas e conflitos que historicamente surgiram apenas na fase de licenciamento das obras.

Atualmente, o PNL 2050 está na fase de diagnóstico, mapeando as principais deficiências da rede de transportes e promovendo uma escuta ativa da sociedade e do setor produtivo. A iniciativa considera uma visão regionalizada dos desafios logísticos, com foco na redução das desigualdades e no fortalecimento da competitividade em áreas com alta densidade de exportação.

Este esforço de elaboração faz parte do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), regulamentado pelo Decreto nº 12.022/2024. O PIT tem como objetivo organizar, em ciclos quadrienais, os planos estratégicos e operacionais do setor de transportes, guiando investimentos, promovendo a integração de diferentes modais e apoiando o desenvolvimento regional de maneira sustentável. A conclusão do PNL 2050 está prevista para dezembro deste ano, sinalizando um passo importante na definição do futuro do transporte no país.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

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