Nos últimos anos, a infraestrutura brasileira passou por significativas transformações, com especial destaque para os esforços do Ministério dos Transportes. Recentemente, um evento focado nos desafios da infraestrutura no país reuniu especialistas e representantes do setor, incluindo o secretário-executivo George Santoro. Desde 2023, a pasta deu início a 16 leilões de rodovias, totalizando 7,9 mil quilômetros de malha rodoviária concedida, com investimentos que alcançaram R$ 176 bilhões. Esse montante é quase três vezes superior ao registrado nos quatro anos anteriores.
Com um olhar voltado para o futuro, a expectativa é realizar até 45 novos leilões até 2026, com investimentos privados que deverão ultrapassar R$ 350 bilhões. Essa movimentação promete não apenas ampliar a infraestrutura de transportes, mas também gerar mais de 700 mil empregos diretos e indiretos no setor.
O Brasil agora abriga a maior carteira de concessões rodoviárias do mundo, um fato que tem atraído diversos investidores, incluindo fundos internacionais. A atração de novos players para cada leilão traz avançadas possibilidades de desenvolvimento. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, comentou sobre a competição acirrada no leilão da rodovia Fernão Dias, ressaltando a atratividade das modelagens e melhorias realizadas em parceria com a ANTT e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Além das iniciativas rodoviárias, o Ministério dos Transportes está focado em projetos ferroviários estratégicos, como a Transnordestina, que ligará 53 municípios entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE) com um investimento de R$ 14,9 bilhões. Essa obra é fundamental para a redução de custos logísticos, aumento do escoamento de mercadorias e estímulo ao desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste.
Em breve, o Ministério deverá apresentar um edital ferroviário importante, referente à Ferrovia Vitória-Rio, parte do Arco Ferroviário da região Sudeste. Além desse projeto, outras iniciativas como a Ferrogrão e as malhas Oeste e Leste-Oeste estão em fases avançadas de estudos e audiências públicas.
O evento “Infraestrutura em Movimento: Desafios para Transformar o Brasil” também contou com a participação de diversas autoridades e especialistas do setor, incluindo representantes de ministérios e confederações nacionais, demonstrando o amplo apoio e interesse nas evoluções da infraestrutura no país.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes