logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Mais de 33 mil inscritos no novo edital do Mais Médicos; maioria são mulheres.

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde divulgou os números referentes ao novo edital do Programa Mais Médicos, que registrou um total de 33 mil inscrições para concorrer a mais de 3,1 mil vagas disponíveis. Uma média de 10,4 profissionais por vaga foi observada nesse processo seletivo, que foi considerado recorde de candidatos pela pasta. Além disso, foram anunciadas novidades no edital, como a disponibilização de vagas em regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, incluindo negros, quilombolas e indígenas.

Entre os inscritos no programa, as mulheres foram a maioria, correspondendo a cerca de 57% do total de 18,7 mil inscrições. O Ministério da Saúde divulgou também a distribuição das inscrições por tipo de perfil profissional, sendo eles: médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no país com registro no CRM, que totalizaram 15.699 inscrições; médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior, com 13.467 inscrições; e médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior, que registraram 3.848 inscrições.

O programa Mais Médicos permite a participação de profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros que atuam com registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil ainda têm preferência no processo seletivo. Além disso, a nova seleção priorizou a destinação de 20% das vagas para grupos étnico-raciais, com distribuição diferenciada de acordo com a quantidade de vagas disponíveis nos municípios.

Dessa forma, o novo edital do Programa Mais Médicos apresentou mudanças significativas em relação aos critérios de seleção e adesão dos profissionais, buscando garantir uma distribuição mais equitativa e inclusiva dos médicos participantes no sistema de saúde do país.

Com informações da EBC
Fotos: © Julia Koblitz/ Unsplash / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade