logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Limpeza de Mercado Público de POA retomada após alagamento; local ainda permanece fechado.

COMPARTILHE

O Mercado Público de Porto Alegre, um dos pontos turísticos e centros de abastecimento mais importantes da cidade, passou por um duro momento de alagamento devido ao transbordamento do Lago Guaíba. Após quase três semanas sob água, as autoridades locais retomaram os trabalhos de limpeza interna do Mercado nesta terça-feira (28), após uma paralisação devido às chuvas ocorridas na quinta-feira (23).

A operação de limpeza inclui a remoção do lodo por meio de jatos de hidrojateamento e o auxílio de um caminhão-pipa, além da desinfecção orientada pela Vigilância Sanitária municipal. Estima-se que o custo total desses trabalhos seja de cerca de R$ 284 mil e a prefeitura prevê que a operação dure até 5 dias.

Após a limpeza da área, os comerciantes do Mercado terão a oportunidade de avaliar os prejuízos e realizar o descarte de resíduos com o suporte do Departamento Municipal de Limpeza Urbana. A Associação dos Permissionários do Mercado Público destaca que há aproximadamente 1 mil trabalhadores empregados no local, contando ainda com outros 700 colaboradores indiretos.

O Mercado Público de Porto Alegre é o mais antigo do Brasil e, além de seu papel como centro de abastecimento e atividade gastronômica, é também um importante ponto turístico da cidade. Mesmo com os trabalhos de limpeza em andamento, ainda não há previsão para a reabertura do mercado ao público.

As equipes de limpeza urbana da prefeitura estão empenhadas em realizar uma verdadeira força-tarefa para recuperar não só o Mercado Público, mas também outras áreas atingidas pela enchente. Desde o início da operação de limpeza, em 6 de maio, foram retiradas 13,6 mil toneladas de resíduos das ruas, sobretudo móveis estragados, lodo acumulado e varrição, em diversas localidades dos bairros de Porto Alegre afetados pelas chuvas.

Com o recuo das águas, os serviços de limpeza serão estendidos para áreas inundadas, visando devolver a normalidade à cidade o mais rápido possível.

Com informações da EBC
Fotos: © Júlio Ferreira/Prefeitura Municipal de POA / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade