A Polícia Federal (PF) está investigando a possível instalação de dispositivos irregulares na rede de computadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília. A informação veio à tona após uma equipe de técnicos do próprio órgão descobrir a irregularidade no final de junho.
O INSS, que é responsável por pagar benefícios previdenciários e assistenciais a cerca de 110 milhões de pessoas, informou que o dispositivo foi detectado durante uma varredura realizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação do instituto. A presença desse dispositivo causou um comportamento anormal na rede, mas até o momento não foram encontradas evidências de vazamento de informações ou comprometimento de senhas.
É importante ressaltar que o tráfego interno na rede do INSS é criptografado e o acesso aos sistemas requer certificação digital, login na VPN, validação em dois fatores, entre outros protocolos de segurança. Assim que o problema foi identificado, medidas foram tomadas para garantir a segurança dos sistemas, incluindo a alteração das senhas de acesso e o acionamento da Polícia Federal.
Segundo informações do site Metrópoles, mais de um dispositivo irregular foi identificado em locais de acesso restrito no edifício-sede do INSS. Estes dispositivos, se instalados de forma inadequada, poderiam permitir acesso a todas as informações da rede que não estão protegidas por criptografia, incluindo dados sensíveis de pessoas que solicitaram benefícios recentemente.
Até o momento, a Polícia Federal não se pronunciou sobre o assunto. As investigações estão em andamento para identificar os responsáveis pela instalação dos dispositivos irregulares e garantir a segurança dos sistemas do INSS. A instituição está colaborando com as autoridades para esclarecer o ocorrido e evitar possíveis danos aos segurados e beneficiários do órgão.
Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal JrAgência Brasil / EBC