Publicidade

Publicidade

Inverno promete impulsionar turismo e consumo em bares e restaurantes em diferentes estados do Brasil.

COMPARTILHE

Com a chegada do inverno, estabelecimentos de diferentes estados do Brasil estão otimistas em relação ao aumento do turismo e do consumo em bares e restaurantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel, empreendedores de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais estão esperando um crescimento significativo no faturamento durante os dias mais frios.

Santa Catarina se destaca como o estado com as melhores projeções, prevendo um crescimento de até 20%, impulsionado principalmente pelo aumento do turismo na região. Já no Paraná, a expectativa é de um aumento de 15%, também influenciado pelo turismo local, enquanto São Paulo projeta um crescimento de 10%.

Em Minas Gerais, especialmente nas cidades serranas, espera-se um aumento no turismo e no movimento dos estabelecimentos. Devido à diversidade do estado, não há uma estimativa geral, mas a tendência é de crescimento. Além disso, um fenômeno interessante que pode ocorrer é o aumento do ticket médio nos restaurantes, já que as pessoas tendem a consumir pratos e bebidas mais requintados durante o inverno.

Mesmo nos estados nordestinos, que não são tradicionalmente destinos de inverno, também há uma projeção de crescimento impulsionada pela chegada de turistas em busca de temperaturas mais amenas. No Ceará, por exemplo, espera-se um aumento de até 10% no faturamento de bares e restaurantes.

Paralelamente ao aumento do movimento nos estabelecimentos, o consumo de vinhos também tende a crescer durante o inverno. De acordo com o consultor especialista em vinhos, Diego Bertolini, as vendas da bebida entre maio e agosto representam cerca de 40% do total anual, impulsionadas pelo clima frio que favorece o consumo de bebidas mais quentes.

No entanto, no Rio Grande do Sul, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil no inverno, a situação é desafiadora. Enfrentando uma crise sem precedentes agravada pelas enchentes que atingiram o estado, os bares e restaurantes gaúchos esperam contar com o turismo local para iniciar a recuperação dos negócios. Em Gramado, por exemplo, os estabelecimentos estão operando 75% abaixo do normal, mas as expectativas são positivas, com projeção de aumento de até 30% no faturamento durante a temporada.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca a importância do apoio governamental para a plena recuperação do setor no estado, uma vez que muitos estabelecimentos foram impactados pelas enchentes e enfrentam dificuldades financeiras. A pesquisa realizada pela Abrasel revelou que muitos empresários estão com dificuldades de acesso ao crédito e precisarão demitir funcionários devido à queda no faturamento. Essa situação, se não for revertida, pode impactar toda a estrutura econômica do país.

Em meio aos desafios enfrentados pelos estabelecimentos gaúchos, a expectativa é de que, com o apoio adequado e a retomada do turismo local, seja possível recuperar parte dos prejuízos e garantir um inverno mais aquecido para o setor de bares e restaurantes.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade