O fortalecimento da integração logística entre Brasil e Argentina ganhou um novo impulso com a recente homologação da concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé. Essa ponte representa a principal via terrestre de ligação entre os dois países, e a concessão foi firmada com a empresa CS Rodovias Mercosul, vencedora do certame realizado em julho de 2025. O projeto inclui um investimento de US$ 99 milhões, que visa modernizar e melhorar a eficiência da travessia.
Historicamente, o Tribunal de Contas da União havia recomendado a concessão dessa ponte, com o objetivo de assegurar o cumprimento de legislações pertinentes. A expectativa é que o novo modelo implementado traga benefícios significativos para o comércio internacional. Além disso, o projeto pode ser replicado em outras áreas, contribuindo para a eficiência logística nas fronteiras brasileiras e ampliando as possibilidades de comércio exterior por meio da infraestrutura rodoviária.
Atualmente, a travessia de São Borja–Santo Tomé é responsável por cerca de 23% do fluxo de mercadorias entre Brasil e Argentina, e 29% dessa movimentação se dá em rotas relacionadas ao Chile. Por ser uma conexão estratégica, o projeto se mostra fundamental para o bloco do Mercosul.
Um dos impactos diretos da concessão promete ser a isenção de tarifas para os moradores nas proximidades da ponte, bem como a oferta de descontos para caminhoneiros, o que pode facilitar ainda mais o transporte na região. A ligação se inicia na BR-285/RS, em São Borja, e se estende por 6,6 quilômetros até a ponte, conectando-se a importantes corredores logísticos que atendem ao transporte de cargas.
No lado argentino, a conexão se integra à Ruta Nacional 14, aumentando a fluidez do tráfego. Entre as melhorias previstas, estão a redução de até 97% nas tarifas, tornando a travessia mais acessível tanto para turistas quanto para usuários frequentes.
As obras, a serem conduzidas pela CS Rodovias Mercosul, incluem a instalação de um moderno sistema de iluminação, recuperação de pavimentos, construção de áreas de descanso para caminhões e aprimoramento dos acessos rodoviários. Além disso, haverá investimentos significativos para apoiar operações alfandegárias, garantir um atendimento mais eficiente a veículos de carga e expandir as áreas voltadas ao processamento aduaneiro.
Esse desenvolvimento não se limita apenas à manutenção da estrutura. As melhorias visam transformar a região em um hub logístico dinâmico, oferecendo novos serviços e integrando tecnologias de controle aduaneiro que foram estudadas detalhadamente ao longo dos últimos anos. O resultado deve ser a movimentação da economia local, a geração de empregos e a redução de custos operacionais para os usuários.
Por fim, o Ministério dos Transportes programou a realização de novos leilões rodoviários, que ajudarão a assegurar investimentos significativos em várias concessões, evidenciando um compromisso com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida nas regiões envolvidas.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes













