Indústria Alagoana Projeta Crescimento Significativo no PIB em 2024, segundo Estudo do Etene
A cidade de Maceió, em Alagoas, recebeu nesta quinta-feira, 18 de julho de 2024, a divulgação de um estudo realizado pelo Banco do Nordeste (BNB) que projeta um crescimento robusto da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) do estado para o próximo ano. O estudo, conduzido pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área especializada do banco dedicada a pesquisas econômicas, indica que o setor industrial deverá representar 15% do PIB de Alagoas em 2024. Este crescimento marcado representa um aumento de 4,8% quando comparado aos resultados de 2023.
O levantamento do Etene sugere que a indústria será o setor de maior crescimento em 2024, com um avanço significativo de 4,8 pontos percentuais. Seguindo esta tendência, o setor de serviços deverá observar um aumento de 2,1%, enquanto a participação da agropecuária permanecerá estável, mantendo o mesmo patamar que no ano anterior. Se as projeções se confirmarem, a divisão setorial do PIB alagoano ao final de 2024 ficaria distribuída em 66% para os serviços, 19% para a agropecuária, e uma notável parcela de 15% para a indústria.
Segundo Sidinei Reis, superintendente do BNB em Alagoas, esses números refletem os esforços contínuos e concertados do banco junto aos governos e federações para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. “Temos trabalhado em estreita colaboração com diversas entidades, como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, além de secretarias voltadas ao desenvolvimento econômico. Juntos, estamos atraindo novos investimentos mediante incentivos fiscais e locacionais, divulgando a importância de nossos produtos e serviços”, declarou Sidinei.
Reis também destacou as linhas de financiamento específicas do BNB, voltadas tanto para a indústria quanto para a agroindústria. Estas linhas de crédito têm sido cruciais não apenas para a instalação de novas plantas industriais, mas também para a modernização e expansão das estruturas já existentes. Em adição, o apoio financeiro focado na exportação, através de crédito específico, tem sido um diferencial para empresas alagoanas inseridas no comércio exterior.
No primeiro semestre de 2024, o BNB contratou R$ 124 milhões em créditos destinados às indústrias e agroindústrias em Alagoas, marcando um crescimento de 24% em comparação ao mesmo período de 2023. Desse total, R$ 37,5 milhões foram direcionados a financiamentos para exportação, reafirmando o papel do banco no estímulo ao comércio exterior.
Dentro da agroindústria, as atividades que mais receberam financiamento incluíram o processamento e beneficiamento de cana-de-açúcar, laticínios, carnes, frutas e hortaliças. No setor industrial, as indústrias metal mecânicas, gráficas, de produtos alimentícios, plásticos, e minerais não metálicos foram as que mais demandaram crédito nos primeiros seis meses de 2024.
Este crescimento robusto e diversificado na economia alagoana é um indicativo positivo dos esforços em curso para fortalecer a infraestrutura industrial do estado, criar empregos, gerar renda e promover um desenvolvimento econômico sustentável.
Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: / BNB