No coração de Brasília, indígenas de seis diferentes povos se reúnem em uma feira de artesanato que vai até o dia 9 de agosto. A exposição, organizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), tem como objetivo não apenas mostrar as obras de arte únicas desses artesãos, mas também pedir por mais visibilidade e reconhecimento para a cultura indígena.
Entre os expositores está Airy Gavião, uma artesã de 68 anos que traz consigo o simbolismo do amuleto muiraquitã, uma pequena pedra em forma de rã que representa, para ela, as mulheres guerreiras de sua comunidade. A história de Airy é marcada por sua jornada desde a infância, quando começou a se envolver com o artesanato ao juntar sementes e auxiliar o pai na confecção de peças de madeira.
A feira conta com uma variedade de peças, incluindo trabalhos dos povos Gavião, Pataxó, Kariri Xocó, Guajajara e Bororo. Para Lucia Alberta, diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, essas obras são fruto dos conhecimentos ancestrais passados de geração em geração, representando não apenas objetos decorativos, mas também modos de vida e fontes de renda para as comunidades indígenas.
Artesãos como Murian Pataxó e Bruna Togojebado destacam a importância de transmitir esses conhecimentos para as gerações futuras, garantindo que a arte indígena não se perca com o tempo. Eles buscam formas inovadoras, como a venda pela internet, para ampliar o alcance de seus trabalhos e conquistar mais visibilidade no mercado.
Apesar do sucesso da feira, houve relatos de insatisfação por parte dos indígenas em relação ao local de exposição e vendas. Eles reivindicam um espaço mais visível e movimentado dentro do Edifício Parque Cidade Corporate, onde a feira está instalada. A Funai foi procurada para comentar sobre o assunto, mas não se manifestou até o momento.
A exposição de arte indígena segue em Brasília até o dia 9 de agosto, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas criadas por esses talentosos artesãos. Um convite para valorizar e celebrar a riqueza da cultura indígena, representada por meio de suas maravilhosas obras de arte.
Com informações da EBC
Fotos: © Bruno Peres/Agência Brasil / EBC