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Índice de Confiança do Consumidor aumenta e impulsiona expectativas positivas no setor alimentício.

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O aumento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em março, trouxe uma perspectiva positiva para o setor de bares e restaurantes. Após um período de três meses consecutivos de queda, o ICC subiu 0,7 ponto, atingindo 84,3 pontos. Essa melhora na percepção é vista como um sinal de crescimento para os estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Diversos fatores estão contribuindo para um possível aumento no fluxo de clientes nos próximos meses. Um desses fatores é a nova modalidade de consignado baseada no FGTS, que pode resultar em uma injeção de recursos na economia. O Ministério do Trabalho estima que essa medida possa movimentar cerca de R$ 100 bilhões nos primeiros meses de implementação.

Além disso, a desaceleração da inflação e o feriado prolongado de quatro dias em abril, que engloba a Semana Santa e o Dia de Tiradentes, são vistos como estímulos adicionais para o consumo. O primeiro semestre é considerado crucial para os bares e restaurantes, com datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados impulsionando as vendas.

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca a importância desses fatores para o setor. Ele comenta: “Temos boas expectativas com a melhora na confiança do consumidor e esperamos um aumento nas vendas. A ampliação do crédito também abre novas oportunidades para os empreendedores investirem e expandirem seus negócios.”

A confiança do consumidor nesse período é um indicativo positivo, sugerindo que os brasileiros podem estar mais propensos a gastar. Com a conjunção de elementos favoráveis, como a retomada da confiança, medidas econômicas e datas comemorativas, o setor de bares e restaurantes se mostra otimista em relação ao desempenho nos próximos meses.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

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