Um incêndio de grandes proporções vem consumindo o Parque Nacional de Brasília desde a manhã do último domingo (15). O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal recebeu a ocorrência por volta das 11h24 e desde então sete caminhões e uma aeronave foram mobilizados para combater as chamas.
Ainda não é possível estimar a extensão da área afetada, mas os bombeiros confirmam que se trata de um incêndio de grande porte. Vídeos publicados nas redes sociais mostram que as chamas começaram nas proximidades da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), situada entre a Granja do Torto e a Água Mineral.
O último incêndio de grandes proporções registrado no Parque Nacional de Brasília ocorreu em 2022, quando 7,7 mil hectares foram consumidos pelas chamas, equivalente a 20% da área total. Na ocasião, as chamas se aproximaram do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal, responsável pelo abastecimento do Plano Piloto, região central de Brasília.
Recentemente, há uma semana, um grande incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona) foi registrado. Em apenas cinco dias, as chamas atingiram uma área de 2.586 hectares, o equivalente a 45,85% da unidade de conservação. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmou que esse foi o pior incêndio registrado na região nos últimos dez anos.
O combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília conta com o esforço conjunto de diversas equipes, incluindo militares do Exército, em uma operação para conter as chamas. A preocupação com a preservação dessas áreas naturais tem mobilizado esforços para combater incêndios e preservar o ecossistema presente nessas regiões.
Com informações da EBC
Fotos: © Agência Brasil / EBC