O Ministério da Justiça e Segurança Pública tomou a decisão de estender a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul por mais um período de 30 dias. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 759, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski e divulgada no Diário Oficial da União. Essa prorrogação tem o objetivo de manter o efetivo da tropa federativa no estado para continuar atuando em operações de policiamento ostensivo, busca e salvamento.
Os agentes da Força Nacional continuarão desempenhando suas funções de apoio às forças de segurança locais, auxiliando na manutenção da ordem pública e na segurança das pessoas e do patrimônio. A autorização concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública entrou em vigor no dia 20 de agosto e tem validade até o dia 17 de setembro, podendo ser prorrogada novamente, se necessário.
Essa decisão vem em decorrência das condições adversas enfrentadas pelo Rio Grande do Sul nos últimos meses, quando o estado foi atingido por fortes chuvas que resultaram em enchentes e graves consequências para a população. Desde o final de abril até maio, a Força Nacional tem se dedicado a prestar auxílio às vítimas desses desastres naturais e a colaborar na manutenção da segurança pública.
A Força Nacional de Segurança Pública, composta por policiais militares, civis, bombeiros, peritos e agentes federais cedidos temporariamente de diferentes regiões do país, está subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública. Seu propósito é atuar em todo o território nacional, mediante demanda dos governadores ou ministérios que necessitem de apoio para o cumprimento de suas ações.
Essa prorrogação da presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul reforça o compromisso do governo federal em garantir a assistência necessária para enfrentar os desafios decorrentes das adversidades climáticas e manter a ordem e segurança da população local. Espera-se que, com essa medida, seja possível minimizar os impactos das enchentes e auxiliar na reconstrução das áreas afetadas.
Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC