Na tarde desta segunda-feira (3), o governo federal anunciou a abertura de 70 novos leitos em quatro hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, localizados em Porto Alegre. O Grupo Conceição é referência em serviços de saúde na região Sul do Brasil e a previsão é de que, até o dia 17 deste mês, o número de ampliações nessas unidades alcance a marca de 120 novos leitos.
Com essa expansão, o Hospital Fêmina receberá 20 leitos clínicos e 10 de UTI neonatal intermediária; o Hospital Conceição terá mais 10 leitos clínicos; o Cristo Redentor contará com mais 20 leitos; e o Hospital Criança Conceição terá mais 10 leitos de UTI intermediária. Essa iniciativa tem como objetivo principal atender à população diante das doenças típicas do inverno e também das enfermidades que podem surgir após a diminuição das águas.
O ministro para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, esteve presente na instalação dos novos leitos e enfatizou a importância dessa ação diante do cenário atual. “A decisão atende a uma situação que, efetivamente, neste momento, chama o governo federal a cumprir esse papel”, destacou o ministro, ressaltando que a área da saúde tem sido uma das que mais têm recebido respostas rápidas do governo diante das recentes cheias no estado.
Para o secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a ampliação dos leitos é crucial tanto para a retaguarda clínica quanto para a UTI pediátrica e neonatal. “Principalmente em um momento em que as doenças respiratórias estão aumentando e há uma grande demanda por esses leitos”, afirmou Proenço. Essa medida busca garantir o atendimento adequado à população e fortalecer o sistema de saúde diante dos desafios enfrentados pelo país.
Com informações da EBC
Fotos: © Tânia Rêgo/Agência Brasil / EBC