A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou um avião KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) para auxiliar no combate às queimadas que assolam o interior paulista. O avião chegou ao Aeroporto de Ribeirão Preto no final da noite de ontem, sendo esta a cidade mais afetada pelos incêndios.
Além do avião cedido pela FAB, helicópteros do Exército e da Marinha também estão contribuindo nas operações de combate ao fogo. O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do KC-390 nessa operação, devido à sua capacidade de transportar uma grande quantidade de água, essencial para combater as chamas de forma eficaz. Militares da engenharia também estão presentes nas áreas afetadas, atuando em estações ecológicas e unidades de conservação para eliminar o incêndio o mais rapidamente possível.
O avião KC-390 Millennium está equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), que proporciona a funcionalidade necessária para combater o fogo em voo, contribuindo significativamente para as ações contra as queimadas no estado de São Paulo.
Diante da gravidade da situação, o governo de São Paulo decretou situação de emergência em 45 cidades devido aos incêndios florestais e mobilizou aviões das Forças Armadas para conter as chamas, priorizando a cidade de Ribeirão Preto. Um posto avançado de monitoramento foi instalado na cidade para coordenar as ações de combate ao fogo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, existem focos ativos de incêndio em 21 cidades do estado. No total, 46 municípios estão sendo monitorados e em alerta máximo devido à combinação de baixa umidade do ar e altas temperaturas que têm gerado um elevado risco de queimadas por todo o estado.
O governo estadual tem prestado assistência às famílias que tiveram suas casas atingidas pelo fogo, alojando-os em abrigos e fornecendo colchões, água, kits de higiene, cestas básicas e outros itens essenciais. O trabalho conjunto das autoridades e das Forças Armadas é fundamental para controlar os incêndios e proteger a população e o meio ambiente do estado de São Paulo.
Com informações da EBC
Fotos: © FAB/Divulgação / EBC