logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Força-tarefa combate incêndios no Pantanal e extingue 30 pontos de queimada, aponta Marina Silva.

COMPARTILHE

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou de uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (10) para tratar das queimadas e secas que ocorrem no país. Durante o encontro, ela informou que uma força-tarefa conseguiu extinguir 30 pontos de queimada dos 54 identificados na região do Pantanal.

Segundo Marina, ainda existem 24 incêndios ativos, mas 13 deles já estão controlados. Além disso, três novos focos surgiram recentemente e estão sendo monitorados para que sejam combatidos com eficácia. O objetivo da força-tarefa é reduzir os focos de queimada nos próximos 30 dias, a fim de evitar que se repita a situação de 2020, quando o bioma registrou a maior queimada da história, atingindo 3,6 milhões de hectares.

Apesar de os índices de junho deste ano terem sido superiores aos de 2020, a expectativa é que a curva de queimadas seja revertida e que o total de áreas queimadas seja menor do que no ano passado. A ministra ressaltou que esse é o início de uma estabilização, resultado dos esforços conjuntos do governo federal e dos governos estaduais do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, 830 profissionais do governo federal, 15 aeronaves e 15 embarcações estão envolvidos no combate aos incêndios no Pantanal. Além disso, instituições como o Ibama, ICMBio e as Forças Armadas estão atuando em parceria com os bombeiros locais para conter o fogo.

Ainda foram realizadas 20 abordagens pela Polícia Federal em locais de início de focos de incêndio, visando a investigação e o possível indiciamento de responsáveis. Além disso, medidas provisórias foram implementadas para agilizar a contratação de brigadistas e permitir que pilotos estrangeiros possam operar aeronaves no Brasil.

A ministra também destacou a importância da aprovação do projeto de lei do manejo do fogo, que agora está em fase de regulamentação pelo governo federal. Ela ressaltou o esforço em curso para proteger o Parque Nacional Matogrossensse e reforçar a abordagem contra incêndios nessa região.

Com informações da EBC
Fotos: © Antônio Cruz/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade