logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Força Nacional reforça combate a incêndios no Pantanal; fogo já queimou 520 mil hectares.

COMPARTILHE

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

As operações para conter os incêndios no Pantanal receberam um reforço significativo com a chegada de uma nova equipe da Força Nacional à cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Essa equipe irá se juntar às equipes locais, que já estão atuando em 13 bases avançadas distribuídas pelo bioma.

O governo do Mato Grosso do Sul informou que a equipe composta por 42 integrantes do Rio Grande do Sul chegou na tarde de sexta-feira, dia 29, para se unir aos outros integrantes que já estavam na região pantaneira desde quinta-feira. No total, 82 homens e mulheres da Força Nacional estão em Corumbá para auxiliar no combate aos incêndios.

A expectativa é que, com esse reforço, o tempo de resposta para combater os incêndios florestais seja reduzido. Desde abril, mais de 400 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul já foram mobilizados para essas frentes de ação, todos orientados pelo Sistema de Controle de Incidentes, sediado em Campo Grande.

Até o momento, os incêndios no Pantanal do Mato Grosso do Sul já queimaram cerca de 520 mil hectares este ano, de acordo com dados divulgados pelo governo estadual.

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, 85% dos incêndios no bioma são causados por ações humanas, ocorrendo principalmente em terras privadas. Ela enfatizou que a situação é ainda mais crítica em municípios como Corumbá, que responde por metade dos incêndios em Mato Grosso do Sul, e nos municípios com maiores índices de desmatamento.

Marina Silva também destacou que os eventos climáticos extremos registrados no ano de 2023 indicam claramente os efeitos da mudança climática causada pelas ações humanas. A ministra enfatizou que a intensificação dos incêndios no Pantanal este ano é resultado direto dessas atividades humanas que impactam diretamente o meio ambiente.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcelo Camargo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade