Cinco municípios do estado de São Paulo estão enfrentando focos de incêndio ativos neste sábado (31). Segundo informações da Defesa Civil, as cidades afetadas são Morro Agudo e Pedregulho, localizadas na região de Franca, além de Altinópolis e Franca, pertencentes à área de Ribeirão Preto, e Fernandópolis, situada na região de São José do Rio Preto.
O combate aos incêndios está sendo realizado por agentes da Defesa Civil, bombeiros, brigadistas voluntários e equipes de grupos privados em todos esses locais. Essa ação vem sendo intensificada após a ocorrência de diversos focos de incêndio nas últimas semanas, que culminaram em prejuízos significativos para o estado de São Paulo.
Na semana passada, várias cidades do interior paulista foram impactadas por incêndios e fumaça intensa. Dois funcionários de uma usina em Urupês perderam suas vidas ao tentar combater um desses incêndios. Diante desse cenário, o governo estadual criou um gabinete de crise para gerenciar as ações de monitoramento e controle da situação, além de iniciar uma operação especial para combater as queimadas no interior do estado.
Os prejuízos causados pelas queimadas foram expressivos, levando ao fechamento temporário de rodovias e provocando perdas significativas na produção de cana-de-açúcar e em hectares de cultivo. A Polícia Civil deteve diversas pessoas suspeitas de envolvimento em incêndios criminosos, realizando prisões em diferentes cidades, como Pindorama, Franca, Batatais, São José do Rio Preto, Jales, Guaraci, Salto e Porto Ferreira.
O Centro de Gerenciamento de Emergências emitiu um alerta de risco elevado de incêndios em quase todo o estado, devido às altas temperaturas e baixa umidade do ar previstas para os próximos dias. Regiões como Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú são apontadas como críticas, com temperaturas podendo atingir 35ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 20%.
Diante desse cenário, órgãos estaduais recomendam extrema cautela à população, orientando para evitar práticas que possam resultar em incêndios, como queimar vegetação seca, jogar bitucas de cigarro ou soltar balões. A preocupação com a prevenção desses desastres naturais é fundamental para preservar vidas e o meio ambiente.
Com informações da EBC
Fotos: © Paulo Pinto/Agência Brasil / EBC