logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Financiamentos de veículos novos e usados aumentaram quase 15% em agosto.

COMPARTILHE

No mês de agosto de 2024, os financiamentos de veículos novos e usados apresentaram um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi impulsionado pela melhoria da renda, pelo aumento da oferta de trabalho e pela perspectiva de estabilidade econômica no mercado. De acordo com uma pesquisa realizada pela B3 (Bolsa do Brasil), 631 mil unidades foram negociadas com financiamento em agosto deste ano, em comparação com as 550 mil unidades vendidas da mesma forma em agosto de 2023.

No que diz respeito às motocicletas, o financiamento desses veículos foi ainda mais expressivo, registrando um aumento de 15,1% em comparação com o ano anterior. Esse cenário positivo reflete a tendência de crescimento do mercado automobilístico, que também se estendeu para os veículos leves, com um aumento de 14,8% nas vendas financiadas em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Além disso, o segmento de veículos pesados também apresentou um crescimento de 14,1% nos financiamentos em comparação com agosto do ano passado, apontando para a renovação das frotas pelas empresas de logística. Esse cenário indicou um crescimento de 3,2% em relação ao mês de junho deste ano, o que demonstra a recuperação e intensificação das atividades do setor.

No acumulado do ano, o setor de motocicletas se destacou com um crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando uma boa perspectiva para o segundo semestre de 2024. O gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, ressaltou o desempenho positivo do mercado automobilístico, que representa mais de 70% do total de veículos financiados e apresentou um crescimento de 21% em comparação com o ano anterior.

Diante desses dados promissores, é possível afirmar que o mercado de financiamento de veículos tem se mostrado aquecido e com boas perspectivas de crescimento para os próximos meses. A B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), mantém-se atenta às movimentações do mercado, garantindo a segurança e a confiabilidade nas operações de crédito em todo o território nacional.

Com informações da EBC
Fotos: © Arquivo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade