logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Farmácia Popular amplia oferta de medicamentos gratuitos para Parkinson, glaucoma, rinite e colesterol alto.

COMPARTILHE

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana uma atualização na lista de medicamentos oferecidos pelo programa Farmácia Popular, que passa a incluir mais dez remédios gratuitos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, além dos já atendidos anteriormente, como diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, e anticoncepcionais. Com essa mudança, 39 dos 41 itens ofertados pelo programa agora podem ser retirados de forma gratuita.

Antes da atualização, o Ministério da Saúde arcava com até 90% do valor de referência para os outros medicamentos e insumos disponibilizados pelo Farmácia Popular, restando ao cidadão pagar a diferença de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a inclusão desses novos medicamentos na lista de distribuição gratuita, espera-se ampliar o acesso da população aos tratamentos necessários para garantir sua saúde e bem-estar.

Entre os itens adicionados à nova lista estão medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepcionais, osteoporose, dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma, rinite e até dignidade menstrual, como absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública. Com essas mudanças, o Farmácia Popular amplia sua cobertura e se aproxima ainda mais de seu objetivo inicial de disponibilizar medicamentos e insumos essenciais para a população brasileira.

O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 e, segundo dados do governo federal, está presente em cerca de 85% dos municípios brasileiros, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o acesso ao programa, cobrindo 93% do território nacional, com a abertura de novas farmácias e drogarias em diversos municípios, com prioridade para aqueles que participam do Programa Mais Médicos.

Essa iniciativa visa diminuir os vazios assistenciais e garantir que a população tenha acesso a medicamentos essenciais para o tratamento de diversas condições de saúde. Com a ampliação da lista de medicamentos gratuitos oferecidos pelo Farmácia Popular, espera-se beneficiar um número ainda maior de pessoas e contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida de todos os brasileiros.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal JrAgência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade