logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Extratos bancários passam a ter termos padronizados a partir desta segunda-feira (8)

COMPARTILHE

A partir desta segunda-feira (8), os extratos bancários passarão por uma padronização dos termos utilizados, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Inicialmente, a mudança abrangerá as operações de saque e depósito, com a promessa de incluir as demais operações financeiras no processo de padronização em um segundo momento.

Essa padronização visa simplificar a compreensão das informações presentes nos extratos, tornando-as mais acessíveis, especialmente para os clientes que lidam com contas em mais de uma instituição financeira. Anteriormente, os bancos utilizavam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas distintas para operações semelhantes, o que resultava em uma grande disparidade de informações entre eles.

Com a nova nomenclatura, termos como “depósito de cheque no ATM” serão substituídos pela sigla “DEP CHEQUE ATM” nos extratos, facilitando a identificação das operações. Da mesma forma, os saques em dinheiro em caixas convencionais da agência serão descritos como “SAQUE DIN CARTAO AG” nos extratos.

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, ressaltou a importância desse processo de padronização para garantir maior transparência e facilidade de acesso às informações bancárias pelos clientes. Com essa iniciativa, espera-se que a linguagem utilizada nos extratos seja mais uniforme e compreensível para todos os usuários.

Dessa forma, a padronização dos termos nos extratos bancários representa um avanço significativo na comunicação entre as instituições financeiras e os clientes, promovendo uma maior clareza e transparência nas operações realizadas. Com a unificação das denominações, os usuários poderão identificar com mais facilidade as movimentações em suas contas e acompanhar sua situação financeira de forma mais eficiente.

Com informações da EBC
Fotos: © Cristina Indio do Brasil/Arquivo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade