logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Estupros em queda: São Paulo registra redução de 4,1% nos casos em maio

COMPARTILHE

O estado de São Paulo registrou uma queda de 4,1% nas notificações de estupros no mês de maio em comparação com o ano anterior, totalizando 1.246 casos. Apesar disso, este foi o mês com o maior número de registros de estupro em todo o ano de 2024. Esses dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) hoje (25).

A SSP ressaltou que, apesar da queda nas notificações, ainda existe subnotificação de casos de estupro no estado, ou seja, nem todos os casos são denunciados. O governo paulista tem se empenhado em incentivar as denúncias e buscar formas de contornar os casos que não chegam ao conhecimento das autoridades.

Além disso, o relatório da SSP apontou que, pelo segundo mês consecutivo, houve uma redução nos casos de feminicídio em São Paulo, com a ocorrência de 18 casos em maio deste ano, o que representa três casos a menos em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os homicídios dolosos apresentaram um aumento no estado, totalizando 199 casos em maio, quatro a mais do que no ano anterior. Os latrocínios, que são roubos seguidos de morte, também cresceram de 13 casos no ano passado para 19 neste ano.

No que diz respeito aos roubos em geral, houve uma queda de 14,3%, totalizando 16.061 ocorrências em maio. Já os furtos tiveram uma redução de 8,4%, totalizando 45.940 ocorrências no estado no mesmo período.

Diante desses dados, é possível notar uma variedade de cenários no estado de São Paulo em relação à segurança pública, com avanços em alguns aspectos, como a redução nos casos de feminicídio, e desafios em outros, como o aumento nos homicídios dolosos. É fundamental que o governo e a sociedade continuem trabalhando em conjunto para garantir a segurança e a proteção de todos os cidadãos.

Com informações da EBC
Fotos: © Freepick / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade