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Estudo aponta desafios dos professores com celulares em sala de aula

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O uso de celulares em sala de aula tem se tornado um desafio cada vez maior para os professores no seu dia a dia, de acordo com pesquisadores. A tecnologia móvel tornou-se uma distração constante para os estudantes, interferindo diretamente no processo de aprendizagem e na dinâmica da aula.

Os smartphones se tornaram uma extensão natural dos alunos, sempre à mão para mensagens, redes sociais ou jogos. Isso acaba gerando uma disputa constante pela atenção dos estudantes, uma vez que muitos não conseguem resistir à tentação de checar seus aparelhos durante as aulas.

Segundo os pesquisadores, o uso frequente de celulares em sala de aula pode impactar negativamente o desempenho dos alunos, uma vez que a atenção dividida entre a aula e o dispositivo leva a uma menor absorção do conteúdo apresentado. Além disso, o uso excessivo do celular está relacionado a problemas de concentração, dificuldades de memorização e até mesmo distúrbios do sono.

Os professores enfrentam o desafio de tentar manter os alunos engajados e focados durante as aulas, ao mesmo tempo em que lidam com a presença constante dos celulares. Estratégias de controle do uso dos aparelhos acabam sendo adotadas por muitos educadores, mas nem sempre são eficazes, pois os alunos encontram maneiras de burlar as regras estabelecidas.

Diante desse cenário, torna-se necessário um diálogo mais aberto entre alunos, professores e famílias sobre o uso adequado dos celulares, tanto dentro quanto fora da sala de aula. A conscientização sobre os impactos negativos do uso excessivo dos dispositivos móveis e a busca por um equilíbrio saudável no seu uso são fundamentais para garantir um ambiente escolar mais produtivo e favorável ao aprendizado.

Com informações da EBC
Fotos: / EBC

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