Em uma celebração do empreendedorismo e da inovação em Sergipe, no último dia 18 de outubro, quatro empresas foram agraciadas com o Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa. Esta iniciativa busca reconhecer e prestigiar aqueles que se destacam em práticas inovadoras, engajamento feminino e responsabilidade socioambiental.
A premiação, que já está em sua décima edição, abrange toda a área de atuação do Banco do Nordeste, incluindo os nove estados do Nordeste brasileiro, além de partes de Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo o superintendente estadual do BNB, César Santana, o prêmio visa reconhecer histórias de sucesso de empreendedores que, com o apoio financeiro do banco, conseguiram transformar ideias promissoras em empreendimentos prósperos. “Cada reconhecimento serve como inspiração para quem deseja empreender, fomentando novas jornadas de sucesso”, afirma ele.
Entre os vencedores, na categoria Microempresa, está a pousada Mais Viver, localizada em Gararu, no Baixo São Francisco. Com apenas dois anos de existência, este estabelecimento já se destaca por proporcionar um acolhimento especial a turistas de diferentes partes do país, aproveitando sua localização privilegiada às margens do Rio São Francisco. Com o crédito recebido do BNB, a pousada pôde aprimorar suas instalações e investir na divulgação turística.
Na categoria de Inovação, a Infotec, uma provedora de serviços de internet criada em 1996 em Umbaúba, se destacou. Recentemente, a empresa expandiu suas operações para oferecer também telefonia e TV, com a abertura de uma filial em Aracaju.
Já na categoria de Pequena Empresa, a Natclin, uma clínica estabelecida em Nossa Senhora das Dores desde 2004, foi a vencedora. Além de modernizar sua estrutura com o crédito do Banco do Nordeste, a clínica investiu em novos equipamentos e na instalação de um sistema de energia solar. Para a proprietária Nathalie Garcia, receber o prêmio pela segunda vez é uma honra que alimenta o desejo de continuar crescendo e oferecendo mais serviços à comunidade.
A Luana Magazine, loja de roupas e móveis de Nossa Senhora de Lourdes, conquistou o reconhecimento na categoria Empreendedorismo Feminino. Com quase três décadas de existência, a loja, administrada por Luciana Rezende, utilizou os recursos do FNE para expandir seus negócios, incluindo a construção de um supermercado. A participação feminina na direção do negócio foi um dos critérios para a premiação, exigindo uma participação mínima de 40% no capital social.
O impacto do Banco do Nordeste na economia de Sergipe é significativo. Em 2023, mais de R$ 430 milhões foram disponibilizados para micro e pequenas empresas, com um total de 1,3 mil operações de crédito realizadas até setembro, somando R$ 218 milhões investidos no estado. Este suporte financeiro é crucial para fomentar os setores de serviços e comércio, que representam uma parte significativa do mercado financiado.
Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: BNB