logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Empresários preveem crescimento no setor de alimentação para 2026, mas desafios persistem

COMPARTILHE

Recentes pesquisas indicam um crescimento nas expectativas dos empresários, sugerindo um cenário mais otimista para os negócios, especialmente no setor de alimentação fora do lar. Os dados apresentados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV) destacam que os empresários encerraram o ano de 2025 com uma perspectiva bastante positiva para 2026, impulsionados pela interação das variáveis macroeconômicas e o desempenho dos seus empreendimentos.

A pesquisa da Abrasel revelou que 69% dos proprietários de estabelecimentos alimentícios esperam um aumento em seu faturamento para o primeiro trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse otimismo é reforçado por um aumento de 0,3 pontos no Índice de Confiança Empresarial (ICE) da FGV em dezembro, com o Índice de Expectativas Empresariais apresentando um crescimento de 0,7 pontos, indicando uma clara melhora na percepção do futuro dos negócios.

Apesar desse panorama positivo, ambos os levantamentos também mostram a necessidade de atenção em relação a alguns desafios que ainda persiste. O Índice de Situação Atual Empresarial apresentou uma leve queda de 0,1 ponto, sinalizando que a atual realidade dos negócios ainda carece de melhorias significativas. Dentre os desafios, um dos principais permanece sendo a pressão sobre os custos operacionais. A pesquisa da Abrasel identificou que 32% dos empresários não conseguiram aumentar os preços dos menus em resposta à inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, acredita que 2026 poderá ser um ano particularmente favorável, devido a um calendário repleto de feriados em dias úteis, à Copa do Mundo e às eleições, que devem movimentar a economia e beneficiar o setor. Segundo ele, essas circunstâncias representam uma oportunidade para os empresários melhorarem suas margens de lucro e realizarem os necessários repasses de custos.

Contudo, para que essa perspectiva de crescimento se concretize, é fundamental que os empresários encontrem maneiras de lidar com as pressões financeiras e adotem estratégias eficazes para maximizar seus lucros. Isso inclui a criação de um menu que reflita não só as necessidades de custo, mas também as tendências de consumo, a qualidade do atendimento e a experiência do cliente.

Em suma, enquanto a esperança para um futuro mais próspero se intensifica, a realidade mostra que a resiliência e a inovação continuarão sendo essenciais no enfrentamento dos desafios que o setor de alimentação fora do lar ainda apresenta.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade