Os empresários do setor de alimentação fora do lar estão otimistas com relação às vendas para o Dia dos Pais deste ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 78% dos estabelecimentos planejam abrir as portas no domingo da data comemorativa. Dentre esses, mais da metade (65%) espera um aumento de até 20% no faturamento em comparação com o ano anterior.
Além disso, a pesquisa aponta que em um domingo normal, 57% dos empresários esperam um aumento de até 20% nas vendas. Apesar do otimismo em relação ao Dia dos Pais, a situação financeira do setor ainda apresenta desafios. 60% das empresas operaram sem lucro no mês de junho, sendo que 36% estão em equilíbrio e 24% registraram prejuízo.
Um ponto preocupante é que 40% das empresas do setor apresentam dívidas em atraso, sendo que a maioria delas são referentes a impostos federais (73%), seguidos por impostos estaduais (47%), empréstimos bancários (36%) e débitos com serviços públicos (água, luz, gás e telefone – 29%).
Para lidar com essas dificuldades, o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca a importância das empresas aderirem ao Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). O programa oferece benefícios fiscais aos negócios do setor e ajuda a enfrentar a crise financeira causada pela pandemia.
Mesmo empresas endividadas devem se cadastrar no Perse até o prazo final de 02 de agosto, conforme Solmucci. Ele ressalta que é vital para todas as empresas do setor solicitarem o enquadramento no programa, mesmo aquelas com restrições devido a dívidas em atraso. A adesão ao Perse permitirá que os empreendedores possam discutir suas condições na justiça e buscar soluções para os débitos acumulados.
Diante desse cenário desafiador, a expectativa é de que o Dia dos Pais possa trazer um fôlego financeiro para os estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar. No entanto, é fundamental que as empresas busquem alternativas e se cadastrem em programas de apoio para superar as dificuldades enfrentadas.
Com informações e fotos da Abrasel/BR