O setor de bares e restaurantes está se preparando para o Carnaval deste ano com uma visão conservadora em relação aos gastos, mesmo que a perspectiva de aumento no faturamento seja positiva. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 69% dos empresários projetam um crescimento nas receitas em comparação com o ano anterior.
No entanto, diante do atual cenário econômico, 66% dos estabelecimentos optaram por não contratar funcionários temporários e manter o quadro atual de colaboradores. Essa decisão é reflexo do agravamento da situação financeira dos negócios, com um aumento no número de empresas operando no prejuízo e uma elevação na taxa de endividamento.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, enfatiza que a cautela dos empresários em relação aos gastos durante o Carnaval é uma estratégia para tentar maximizar os lucros em meio às dificuldades financeiras enfrentadas. A pesquisa revelou que, em janeiro deste ano, houve um aumento no percentual de empresas operando com prejuízo, passando de 18% em dezembro de 2024 para 25% em janeiro de 2025.
Além disso, a pesquisa apontou que a maioria dos estabelecimentos (65%) pretende manter o quadro atual de empregados até junho, indicando uma postura conservadora também para o primeiro semestre de 2025. O reajuste de preços no cardápio tem sido um desafio, com 32% das empresas relatando dificuldades em repassar os custos operacionais aos consumidores.
Outro ponto destacado pela pesquisa é o alto nível de endividamento das empresas, com 40% delas possuindo pagamentos em atraso, principalmente relacionados a impostos federais, estaduais e empréstimos bancários. Apesar dos desafios, a expectativa é que o movimento gerado pelo Carnaval ajude os estabelecimentos a equilibrar as contas e iniciar o ano com mais fôlego.
Em resumo, o setor de bares e restaurantes adota uma postura cautelosa diante do atual panorama econômico, buscando equilibrar suas finanças e maximizar os lucros durante o período festivo do Carnaval. A expectativa é que, com a movimentação esperada para o feriado, os negócios consigam superar os desafios enfrentados e reverter a situação financeira desafiadora.
Com informações e fotos da Abrasel/BR