A atividade econômica no Brasil apresentou um crescimento no segundo trimestre do ano, segundo informações divulgadas pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) registrou um aumento de 1,1% de abril a junho em relação ao trimestre anterior, ajustados para o período.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice teve um incremento de 2,8%, sem ajustes, pois a comparação é entre meses iguais. Já em relação ao mês de junho deste ano, o IBC-Br apresentou uma alta de 1,4% em relação a maio, atingindo 152,09 pontos, conforme dados dessazonalizados. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 3,2%.
No acumulado do ano, o indicador registrou um crescimento de 2,1%, e nos últimos 12 meses, a economia cresceu 1,6%. O IBC-Br é um índice utilizado para avaliar a evolução da atividade econômica do país, auxiliando o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 10,5% ao ano pelo Copom.
A taxa básica de juros é essencial para as negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia e serve como referência para outras taxas de juros na economia. Dessa forma, a Selic é o principal instrumento do BC para atingir a meta de inflação. A alteração na taxa visa controlar a demanda aquecida e os preços, visto que juros altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Por outro lado, taxas mais baixas incentivam a produção e o consumo, mas podem dificultar o controle da inflação. O IBC-Br, divulgado mensalmente, utiliza uma metodologia diferente do PIB para medir a atividade econômica. O PIB, divulgado pelo IBGE, é o indicador oficial da economia brasileira e será divulgado em setembro.
No primeiro trimestre deste ano, o IBC-Br cresceu 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A última divulgação do PIB mostrou um crescimento de 0,8% em relação ao trimestre anterior. Em 2023, a economia brasileira superou as expectativas e cresceu 2,9%, totalizando R$10,9 trilhões. Em 2022, o crescimento foi de 3%.
Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal JrAgência Brasil / EBC