A solidariedade e a empatia foram evidenciadas mais uma vez no Distrito Federal, que enviou 33 litros de leite materno para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) nesta quinta-feira (11), visa auxiliar o estado fortemente afetado por enchentes e que ainda enfrenta dificuldades para manter seus estoques em dia.
O leite materno doado é proveniente dos hospitais regionais de Brazlândia, da Asa Norte, de Taguatinga e da Região Leste, no Paranoá. A previsão é que os 33 litros de leite, transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), sejam suficientes para nutrir 65 recém-nascidos por até oito dias. Para garantir a qualidade do leite, ele é transportado congelado, em uma caixa com gelo seco para manter a temperatura ideal até o destino final, seguindo normas técnicas da rede global de bancos de leite.
Esta não é a primeira vez que o Distrito Federal realiza uma ação como essa. Em junho, outra remessa de 33 litros de leite materno foi enviada com sucesso para o Rio Grande do Sul, com o apoio da FAB. E a solidariedade não para por aí: um terceiro lote de 33 litros de leite já está reservado para ser doado assim que solicitado. A SES-DF ressaltou que não há risco de desabastecimento na região, já que somente no mês de junho foram doados 1.705 litros de leite materno.
Para aquelas mães que desejam se tornar doadoras de leite materno no Distrito Federal, o processo é simples. Basta fazer o cadastro através do telefone 160 (opção 4) ou pelo site Amamenta Brasília. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar irá até a residência da doadora para entregar o kit de coleta e, posteriormente, buscar os vidros cheios, sem a necessidade da doadora se deslocar até os postos de recebimento. Esta ação reforça a importância da solidariedade e da ajuda mútua, demonstrando que gestos simples podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Com informações da EBC
Fotos: © Agência Brasília / EBC